Tomar conta de um supermercado é um verdadeiro desafio. Porém, graças aos benefícios do ERP, o gestor consegue otimizar todos os seus processos, do estoque até os recursos humanos.
Neste artigo, vamos explorar como um sistema de ERP é capaz de aumentar a produtividade de um supermercado e integrar informações de diferentes áreas.
O que é ERP e qual a sua importância para o setor supermercadista?
ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning, que em português fica Sistema de Gestão Empresarial. O ERP trata-se de um software que integra e automatiza os principais processos de uma empresa.
Em um supermercado, o ERP pode integrar desde a gestão de compras, controle de estoque e vendas, gestão financeira até a gestão contábil.
Para se ter uma ideia, em 2023 o setor supermercadista faturou 1 trilhão de reais no Brasil (fonte: ABRAS). Uma empresa dentro de um setor que movimenta tanto dinheiro precisa utilizar ferramentas para gerenciá-la.
Afinal, todos os mercados envolvem uma série de desafios, como:
- Compras de produtos em grandes volumes;
- Fluxo intenso de clientes;
- Margens de lucros apertadas;
- Fluxo de caixa.
Por isso, vamos ver quais são todos os benefícios de um ERP? Acompanhe a leitura!
Aumento de produtividade
Um ERP centraliza todas as informações do supermercado em um único sistema, eliminando a necessidade de planilhas e processos manuais.
Graças a essa integração, o retrabalho e a duplicidade de dados são eliminados, o que agiliza processos e permite que a equipe se concentre em outras atividades.
Um ERP de supermercado pode, por exemplo:
- Acompanhar o desempenho de cada produto em tempo real;
- Identificar os itens mais vendidos;
- Ajustar seu estoque de acordo com a demanda.
Saiba como calcular o ponto de ressuprimento de estoque
Automatização de processos
Tarefas repetitivas e demoradas, como emissão de notas fiscais, controle de estoque e cálculo de impostos, podem ser automatizadas com um ERP.
A automatização de processos não apenas economiza tempo, mas também garante maior precisão e confiabilidade nas informações, minimizando o risco de erros humanos.
Aumento da segurança de dados
Uma central de dados envolve valores financeiros que não podem ser vazados, muito menos perdidos. E se tem uma coisa que as empresas vêm investindo cada vez mais, é na segurança.
Em pesquisa para a Global Digital Trust Insights, 79% dos entrevistados declararam que vão ampliar seus gastos com segurança cibernética em 2024 (PwC).
Um ERP oferece recursos avançados de segurança, como controle de acesso, garantindo a proteção das informações confidenciais do seu supermercado.
Controle de dados
Com um ERP, você tem acesso a relatórios que fornecem uma visão completa do desempenho do seu supermercado.
Ter acesso a dados precisos e atualizados é fundamental para tomar decisões estratégicas e garantir o sucesso do seu supermercado.
Com um ERP, você pode acompanhar o desempenho de cada setor, identificar gargalos, oportunidades de melhoria e ajustar suas estratégias para alcançar melhores resultados.
Controle financeiro
Um dos principais benefícios do ERP é integrar as informações financeiras do supermercado.
Isto facilita o controle de contas a pagar e a receber, fluxo de caixa, conciliação bancária e emissão de relatórios fiscais.
Desta forma, o ERP te permite planejar investimentos, controlar custos e garantir a sustentabilidade do seu negócio a longo prazo.
Apoio para tomada de decisões
Em qualquer empreendimento, tomar decisões baseadas em dados é fundamental para se manter competitivo.
Com dados precisos e atualizados sobre todos os aspectos do seu supermercado, você pode tomar decisões mais estratégicas e embasadas, como, por exemplo:
- Definição de preços;
- Planejamento de compras;
- Gestão de estoque.
Melhora a organização
A organização é fundamental para o bom funcionamento de qualquer negócio, e um ERP ajuda a manter tudo em ordem.
Com informações centralizadas e processos otimizados, sua equipe ganha tempo e eficiência, o que se traduz em melhores resultados para o seu supermercado.
Experiência do cliente
Mais importante do que fazer uma pessoa comprar uma vez no seu mercado, é fazer ela voltar e, se possível, recomendar para outras pessoas.
Para isso, é muito importante oferecer uma boa experiência ao cliente. De acordo com um levantamento da The CMO Survey, 84% dos clientes consideram a experiência tão importante quanto seus produtos.
No setor supermercadista, isso não é diferente.
Com um ERP, você pode oferecer um atendimento mais rápido e eficiente aos seus clientes, com acesso a informações sobre estoque, preços e histórico de compras.
Esse diferencial pode aumentar a fidelização e o seu ticket médio.
Conclusão
O ERP SMart da Solidcon é a solução ideal para supermercados que buscam otimizar seus processos, aumentar a produtividade e impulsionar seus resultados.
Com recursos completos e flexíveis, o sistema se adapta às necessidades do seu negócio, oferecendo uma gestão integrada e eficiente de todas as áreas.
Quer levar a gestão do seu supermercado para o próximo nível? Conheça os benefícios do ERP SMart da Solidcon e descubra como essa solução completa pode transformar seu negócio.
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