Quando um cliente entra no seu supermercado ele encontra com facilidade o produto que procura? Ele consegue se locomover pelas gôndolas com conforto e acaba levando mais itens do que foi buscar? Para gerar esses e outros efeitos na experiência do cliente e nos resultados do seu negócio é que a setorização de supermercado deve ser feita com as estratégias certas.
Continue a leitura para entender como setorizar um supermercado para maximizar a satisfação do cliente e a rentabilidade do estabelecimento e veja a importância de aplicar técnicas corretas.
Acompanhe abaixo e descubra!
Setorização de supermercado: o que é?
A setorização de supermercado é a organização do espaço físico e dos produtos de uma forma lógica e eficiente dentro do estabelecimento, visando otimizar a experiência de compra dos consumidores e maximizar as vendas.
Esse processo envolve a divisão do ambiente em áreas específicas, cada uma dedicada a um tipo particular de produto ou categoria.
A ideia central é facilitar a navegação dos clientes, permitindo que encontrem rapidamente os itens que desejam, ao mesmo tempo em que são expostos a produtos complementares que podem impulsionar vendas adicionais.
Qual a importância de uma setorização correta no supermercado?
A setorização é uma estratégia indispensável para o sucesso de qualquer supermercado. Afinal, quando os produtos estão dispostos de maneira lógica e acessível, os clientes encontram o que precisam com mais facilidade, o que aumenta a satisfação do consumidor e impacta nas vendas.
Imagine entrar em um supermercado e encontrar tudo rapidamente, sem precisar percorrer corredores desorganizados: esse é o poder de uma boa setorização.
E mais, uma setorização bem planejada pode otimizar o espaço e melhorar a circulação dentro da loja. Com corredores bem definidos e categorias de produtos agrupadas de forma estratégica, é possível maximizar o uso do espaço disponível.
Isso facilita a vida dos clientes e dos funcionários, que encontram os produtos mais facilmente e mantêm as prateleiras sempre abastecidas.
Veja também: A importância do controle de estoque no supermercado
Outra vantagem da setorização de supermercado é a possibilidade de aumentar as vendas por impulso. Produtos complementares colocados próximos uns dos outros incentivam compras adicionais.
Por exemplo, colocar molhos ao lado das massas ou biscoitos perto do café pode estimular o cliente a comprar mais itens do que inicialmente planejava, o que resulta em um ticket médio maior e mais lucratividade para o supermercado.
Por que é importante otimizar o layout?
A otimização do layout contribui muito para a setorização, supermercado com um layout mais eficiente e estratégico gera mais satisfação para o cliente e uma comodidade maior durante a compra.
Para isso, uma dica é utilizar layouts com designs modernos e inovadores, impactando positivamente a experiência do cliente para que ela seja correspondente ao nível de qualidade do seu supermercado.
Como fazer a setorização de supermercado?
Abaixo separamos 8 dicas práticas para auxiliar você no processo de setorização de supermercado:
1. Analise o espaço físico disponível
Antes de implementar a setorização é importante analisar detalhadamente o espaço físico disponível no supermercado.
Para isso, faça a medição dos corredores, das prateleiras e das áreas de exibição para maximizar a utilização do ambiente.
Esse processo deve ser realizado com precisão para evitar áreas desorganizadas ou de difícil acesso, garantindo que todos os produtos estejam visíveis e acessíveis.
2. Considere o comportamento de consumo dos clientes
Entender o comportamento de consumo dos clientes é uma peça fundamental na setorização de supermercado. Isso inclui estudar os padrões de compra e as preferências dos consumidores, permitindo que a disposição dos produtos atenda às necessidades e expectativas dos clientes.
Uma das melhores formas de analisar o comportamento dos consumidores é por meio de dados e relatórios de um bom sistema de gestão de supermercados, como o ERP SMart Solidcon.
Com ele você consegue acompanhar os dados de vendas de cada setor, analisar quais itens são os mais vendidos e projetar melhor a sua setorização considerando essas informações.
3. Separe os produtos em setores
Após analisar o espaço e conhecer o comportamento de consumo dos clientes, é o momento de listar todos os produtos e separá-los nos devidos setores.
Normalmente, os principais setores de um supermercado são:
- Padaria;
- Açougue;
- Hortifrúti;
- Laticínios;
- Congelados;
- Massas, molhos, condimentos e cereais;
- Bebidas;
- Adega;
- Churrasco;
- Bomboniere;
- Biscoitos;
- Higiene e limpeza;
- Perfumaria.
Seguindo esse formato de setorização, seu supermercado terá uma organização que se assemelha ao padrão encontrado nas principais lojas do segmento.
Veja também: A importância do cadastro de produtos no supermercado
4. Posicione os setores de forma estratégica
Além de classificar os itens para agrupá-los nos respectivos setores, é importante também identificar a melhor localização para cada setor e fazer a devida sinalização para os clientes, o que pode ser feito com placas em cada corredor.
Por exemplo, em geral os clientes já estão habituados com os setores de açougue, congelados e laticínios posicionados na parte do fundo dos estabelecimentos. Sendo assim, manter dessa forma facilita a experiência de compra para que os clientes encontrem os itens mais rapidamente.
Inclusive, o layout que agrupa esses setores tem um motivo, que é a temperatura do local. Afinal, esses itens precisam ser conservados em baixas temperaturas, então é mais eficiente deixá-los próximos.
Ainda, setores como limpeza e higiene normalmente são dispostos um ao lado do outro, justamente para que o cliente saia de um corredor e vá para o outro.
Colocar itens de primeira necessidade, como pães e leite, em áreas mais distantes da entrada, por exemplo, pode incentivar os clientes a percorrerem todo o supermercado, expondo-os a uma maior variedade de produtos.
Ou seja, a disposição deve ser planejada de forma inteligente, levando em conta diversos fatores, como o fluxo de clientes, a visibilidade dos produtos e a demanda estrutural do setor.
5. Preste atenção no espaço dos corredores e na mobília utilizada
A largura dos corredores e a escolha da mobília também são aspectos relevantes para uma setorização eficaz.
Corredores amplos facilitam a circulação dos clientes e evitam congestionamentos, enquanto prateleiras bem planejadas tornam os produtos mais acessíveis e atraentes.
Lembre-se de que o ambiente do supermercado precisa ser convidativo e funcional.
6. Dê destaque aos itens promocionais
Itens promocionais e ofertas especiais devem receber destaque na setorização. Posicionar esses produtos em locais que chamem a atenção do público, como na entrada do supermercado ou nas pontas de gôndolas, aumenta a visibilidade e as vendas.
Por exemplo, na ponta das gôndolas de bebidas você pode, aos finais de semana, dar destaque às bebidas em promoção, já que as pontas das prateleiras normalmente são locais de maior visibilidade.
7. Verifique periodicamente a eficiência da setorização
A setorização supermercado deve ser revisada e ajustada periodicamente para garantir máxima eficiência, o que pode ser feito por meio de análise de dados de vendas, feedback dos clientes e observações diretas do fluxo de tráfego no supermercado.
Sempre é importante implementar ajustes que melhorem a organização dos produtos, bem como podem ser feitos testes para verificar se determinada estratégia é boa ou não. Assim, se não surtir os efeitos esperados, basta reorganizar e testar novas técnicas.
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8. Conte com a tecnologia para auxiliar na setorização
Por fim, utilizar um software especializado na gestão e no PDV de supermercados auxilia em todo esse processo.
O ERP SMart Solidcon possibilita que você acompanhe e analise os dados dos produtos por categoria, personalizando a categorização conforme a organização adotada pela sua loja.
Assim, se determinado setor está com índices baixos de venda, você conseguirá perceber através do sistema Solidcon para verificar se o motivo tem relação com a setorização.
Além disso, você pode definir o mix de produtos de acordo com o público alvo ou espaço físico de cada loja. Temos vários relatórios, como por exemplo, curva ABC que podem auxiliar na definição do mix da loja.
Com o sistema da Solidcon é possível parametrizar a quantidade de frente de exposição que você quer manter de cada produto e essa informação pode ser inserida na etiqueta de preço para facilitar a visualização e ajuda a manter o padrão de exposição na gôndola.
Portanto, neste conteúdo trouxemos algumas dicas sobre como setorizar um supermercado da melhor forma possível para obter resultados positivos e garantir uma excelente experiência de compra para os clientes, e consequentemente, aumentar as vendas.
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