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Como usar estrategicamente a ponta de gôndola de supermercado? Veja 6 dicas para vender mais!

Ponta de gôndola de supermercado com placa de 50% off pendurada no corredor.

Como a ponta de gôndola é utilizada no seu supermercado? É preciso ter cuidado para não subutilizar esse espaço que tem um grande potencial de movimentar suas vendas, desde que as estratégias certas sejam utilizadas.

Com uma organização adequada, é possível ampliar as vendas, melhorar a experiência de compra dos clientes e até mesmo dar maior foco naqueles itens que estão presos no estoque.

Ou seja, entender como usar a ponta de gôndola de supermercado de maneira estratégica é uma solução para qualquer dono ou gestor de supermercado que deseja melhorar seus resultados.

Neste artigo, vamos explorar algumas dicas práticas para você transformar esses pequenos espaços em grandes impulsionadores de vendas.

Continue lendo e entenda!

O que é a ponta de gôndola de supermercado?

A ponta de gôndola de supermercado é um espaço estratégico localizado nas extremidades dos corredores, sendo um local que deve ser altamente valorizado por sua visibilidade e capacidade de atrair a atenção dos clientes. Ou seja, produtos posicionados na ponta da gôndola tendem a ter mais vendas.

A organização das gôndolas de supermercado, especialmente as pontas, deve ser feita com cuidado. 

Produtos em promoção ou lançamentos são ideais para essas áreas, assim como outros itens, conforme veremos a seguir.

Dicas para usar a ponta de gôndola de supermercado com estratégia 

Algumas dicas simples e práticas de como organizar as gôndolas de supermercado são capazes de gerar impactos significativos nos resultados. 

Veja, a seguir, 6 principais:

1. Destaque itens sazonais ou novidades

As pontas das gôndolas podem ser usadas para a colocação de itens sazonais ou aqueles que são novidades, pois esses produtos atraem a atenção dos consumidores e incentivam a compra por impulso. 

A exibição de chocolates na Páscoa ou panetones durante o Natal são exemplos clássicos dessa prática. E para não errar na compra de produtos sazonais, o sistema SMart Solidcon faz uma sugestão de compra de acordo com a sazonalidade de cada produto considerando a rotação das vendas anteriores.

Além disso, essa estratégia auxilia a mostrar para os clientes que esses itens estão disponíveis no supermercado. Afinal, se for um produto novo, dificilmente o cliente procuraria por ele em gôndolas menos visíveis, e o mesmo acontece com os itens sazonais.

2. Troque os produtos periodicamente

Para manter o interesse dos clientes é essencial trocar os produtos de ponta de gôndola de supermercado periodicamente. 

A rotação frequente mantém a gôndola visualmente interessante e permite que diferentes categorias de produtos ganhem destaque ao longo do tempo.

Essa prática pode aumentar a exposição geral dos produtos e maximizar as oportunidades de venda. 

Além disso, a troca regular evita que os clientes se acostumem a uma única disposição, mantendo a experiência de compra sempre renovada e estimulante.

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3. Exponha promoções

Exibir promoções é outra tática eficaz para atrair consumidores e aumentar as vendas. Produtos em promoção, quando colocados em áreas de destaque como as pontas das prateleiras, são mais visíveis e acessíveis, incentivando os clientes a aproveitarem as ofertas.

Com o software SMart Solidcon, você pode criar promoções estratégicas utilizando a ferramenta “Promoção Referência”.  Com ela, você consegue visualizar os produtos mais vendidos com os que estão em promoção e fazer uma compensação de margem. Dessa forma, é possível colocar as promoções na ponta de gôndola e fazer a exposição junto aos outros produtos para incentivar a venda. Já em casos de novos produtos, nosso software para supermercado permite fazer promoções combinadas para promover a venda de um produto novo do supermercado.

Lembre-se de evidenciar os preços e todas as informações referentes à promoção para garantir que os clientes compreendam com facilidade.

Além disso, fique sempre atento à reposição desses produtos, pois itens em promoção tendem a ter um fluxo de venda maior, exigindo mais cuidado do setor de estoque e reposição.

Para não ter problemas e deixar lacunas nas prateleiras, use o aplicativo Coletor Solidcon com o sistema SMart da Solidcon para parametrizar o estoque mínimo, e a pessoa responsável pela reposição receberá automaticamente uma notificação, indicando os produtos que precisam ser reabastecidos. 

4. Exponha produtos sem giro

A ponta de gôndola de supermercado também pode ser utilizada para expor itens que apresentam menor giro. Isso porque colocar esses produtos em áreas de destaque aumenta a visibilidade e, consequentemente, as chances de vendas.

Essa é uma forma de reduzir o estoque parado e liberar espaço para novos itens, sendo uma solução interessante para otimizar o gerenciamento de inventário e melhorar a eficiência operacional do supermercado.

Ou seja, periodicamente verifique quais itens estão sem giro e faça essa movimentação para promover os produtos e garantir maior saída.

Inclusive, por meio do sistema ERP SMart Solidcon você realiza a gestão do estoque e consegue saber, com precisão, quais itens estão sem giro.

5. Direcione o fluxo através desses espaços

Outra dica de uso da ponta de gôndola de supermercado é direcionar o fluxo de clientes pela loja. Dependendo dos itens que você alocar nesses espaços, pode guiar os consumidores para áreas específicas do estabelecimento, incentivando a exploração de diferentes seções e a descoberta de novos produtos.

Inclusive, um layout bem planejado que utiliza as pontas das prateleiras para direcionar o fluxo de clientes pode aumentar o tempo de permanência na loja e, consequentemente, o valor médio das compras.

6. Use a estratégia de cross selling

Na ponta de gôndola supermercado você também pode incluir itens que se complementam, estimulando mais vendas. Por exemplo, coloque lápis e canetas perto dos cadernos escolares, ou petiscos perto de bebidas.

7. Preste atenção nas etiquetas de preço

Os preços ficam mais evidenciados na ponta de gôndola supermercado, portanto, é preciso redobrar a atenção para garantir que todas as etiquetas contenham o preço correto do produto.

Preços errados geram descontentamento para os clientes e prejudica o relacionamento com o supermercado.

8. Comercializar ponta de gôndola

Para concluir, uma boa estratégia é negociar espaço de ponta de gôndola com o fornecedor para obter verba comercial. Com o sistema SMart, é possível lançar a verba que foi previamente negociada com o fornecedor e fazer um contrato que será assinado por ele, para não ficar em pendência.

Portanto, com essas dicas de como organizar as gôndolas de supermercado seu estabelecimento obtém um potencial ainda maior de lucratividade, explorando com intencionalidade os espaços de visibilidade existentes na sua loja.

Aproveite e tenha o apoio do software SMart Solidcon, desenvolvido pela Solidcon, e conheça nossas outras soluções, como o aplicativo Coletor Solidcon e o módulo WMS de loja! Navegue em nosso site e confira todos os recursos e vantagens dos nossos sistemas!

Confira também: Cálculo estoque mínimo

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