Você sabe qual é a margem de lucro de um supermercado para ela ser considerada ideal? Em 2023, segundo dados do Ranking da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), o setor teve um faturamento de 1 trilhão de reais, representando mais de 9% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.
Conforme dados da própria ABRAS, na última década o setor vem tendo crescimento em termos de lucro. Como exemplo, em 2021 e em 2022 a margem de lucro girou em torno dos 2,9%.
No entanto, alcançar e superar essa margem pode ser um desafio, principalmente porque cada tipo e porte de supermercado tem peculiaridades de faturamento.
Entender qual a margem de lucro ideal de um supermercado e como aumentá-la é essencial para garantir maior competitividade e crescimento no futuro.
Por isso, acompanhe este conteúdo até o final e entenda o lucro ideal para esse tipo de negócio e quais estratégias podem ser aplicadas para aumentar a margem de lucro do seu supermercado.
Aproveite a leitura!
Qual é a margem de lucro ideal para um supermercado?
A margem de lucro de um supermercado pode variar bastante quando pensamos no que seria o ideal, principalmente em razão do tamanho e da localização do negócio.
Em geral, supermercados trabalham com margens de lucro relativamente baixas que costumam estar entre 1% e 3%, o que pode aparentar uma margem pequena, mas que é compensada pelo grande volume de vendas diárias.
Além disso, fatores como negociação com fornecedores, controle rigoroso de estoque e eficiência operacional influenciam diretamente neste fator.
Outra questão que precisa ser considerada é o porte do negócio:
Supermercado com grande fluxo de caixa
Supermercados que têm um grande fluxo de caixa podem ter uma margem de lucro maior. Por exemplo, um negócio que fatura 3 milhões por mês, se atingir uma margem de lucro de 3% terá um resultado de 90 mil reais.
Supermercado com fluxo de caixa menor
No entanto, um supermercado com um fluxo de caixa menor, como empreendimentos de bairro, mesmo se tiver uma margem de lucro de 3%, atingirá um resultado reduzido em razão do seu faturamento também ser menor.
Claro que, nesse caso, os custos do negócio também são proporcionalmente menores, o que acaba equilibrando o lucro.
Porém, vale destacar que os supermercados de pequeno e médio porte têm um diferencial em relação aos maiores, o que pode impulsionar um pouco mais o lucro: o fator regional.
Isto é, por estarem posicionados em regiões onde há menos concorrência e oferta de produtos, eles acabam tendo a possibilidade de valorizar mais seus itens e, consequentemente, melhorar a margem de lucro.
Dessa forma, não há como definir uma margem ideal sem considerar cada negócio individualmente. Por isso, é essencial monitorar constantemente os indicadores financeiros para ajustar as estratégias conforme as necessidades de cada empresa.
Qual a margem de lucro em produtos alimentícios nos supermercados?
Para produtos alimentícios, a margem de lucro supermercado pode ser um pouco maior. O ideal seria ter uma margem de lucro de 20%, mas essa porcentagem é mais utilizada por restaurantes.
Sendo assim, ao estipular a margem de lucro supermercado, é recomendável buscar um equilíbrio: uma margem maior para esses produtos pode ser vantajosa, desde que o preço final não inviabilize as vendas.
Como definir a melhor margem de lucro para o seu supermercado?
Cada negócio deve analisar o índice de lucro ideal para a sua manutenção e crescimento. Para tanto, dois critérios podem ser utilizados: a definição do preço de venda e a retribuição do capital investido.
Ou seja, é preciso definir os preços de venda levando em conta todos os custos para manter o negócio em funcionamento, bem como analisar se o investimento empregado foi maior ou menor do que a margem de lucro estipulada. Se for maior, é necessário elevar a margem de lucro para ter uma melhor retribuição de capital.
Como aumentar a margem de lucro?
Diversas estratégias podem ser tomadas para melhorar a margem de lucro de um supermercado, desde o uso de um sistema ERP para garantir uma gestão eficiente, até cuidados com a experiência do cliente e divulgação dos produtos.
Veja mais a seguir!
1. Use um bom sistema ERP
Um sistema ERP (Enterprise Resource Planning) eficiente é fundamental para aumentar a margem de lucro de um supermercado.
A Solidcon oferece uma solução completa que é o ERP SMart, um software especialmente desenvolvido para o segmento de supermercados.
Este sistema integra todos os processos administrativos e financeiros, permitindo uma gestão mais eficiente do negócio.
Com um ERP robusto, é possível ter um controle de estoque no supermercado com precisão, evitando perdas e quebras, além de otimizar as compras e negociações com fornecedores.
O módulo financeiro do sistema permite acompanhar todas as movimentações, desde a emissão de notas fiscais eletrônicas até a conformidade com obrigações fiscais, garantindo maior controle financeiro para o supermercado.
Isto é, por meio de um bom ERP é possível ter uma visão ampla do negócio, viabilizando a identificação de oportunidades de redução de custos e aumento da lucratividade.
2. Invista na experiência do cliente
A experiência do cliente é outro ponto estratégico. Investir nesse aspecto pode aumentar a fidelização e, consequentemente, a margem de lucro.
Para isso, utilize soluções de PDV (Ponto de Venda), como o PDV Dorsal Solidcon que agiliza o processo de checkout, reduzindo filas e melhorando a satisfação do cliente.
Por exemplo, com este sistema o PDV do supermercado se torna muito mais eficiente, com emissão automatizada de nota fiscal, bloqueio de venda de produtos fracionados e pesados vencidos, interface mais limpa e fácil e uma operação mais prática, com menos digitação.
Inclusive, o sistema permite integração com o estacionamento do supermercado para que a cancela seja liberada diretamente no PDV.
Também há possibilidade de integração do PDV Dorsal com o Coletor Solidon, que é um aplicativo por meio do qual os funcionários podem abordar os clientes na fila para realizar a leitura antecipada dos itens. Assim, quando eles chegam no caixa, tudo já está registrado e basta realizar o pagamento.
Ou seja, essas e outras funcionalidades que as soluções da Solidcon oferecem proporcionam uma experiência muito mais positiva para os clientes, reduzindo o tempo de espera nas filas, evitando a compra de itens pesados vencidos e muito mais.
Veja mais: Conciliação bancária para supermercado: saiba o que é e como fazer
3. Reduza custos
A redução de custos é uma estratégia importante para aumentar a margem de lucro sem necessariamente aumentar os preços.
Um exemplo é identificar produtos com baixo giro e ajustar o mix de produtos, focando naqueles com maior rentabilidade.
Além disso, dar preferência para produtos de produção regional e local permite uma redução de custos operacionais relacionados ao transporte.
Junto a isso, o controle preciso do estoque evita perdas por vencimento ou excesso de mercadorias, como destacado anteriormente.
Dessa forma, existem muitas ações que otimizam os custos e evitam desperdícios, impactando na margem de lucro do negócio.
4. Invista em marketing
Concomitantemente, uma boa estratégia de marketing é essencial para aumentar as vendas e, consequentemente, a margem de lucro.
Nesse sentido, analisar o histórico de compras dos clientes para oferecer promoções personalizadas e aumentar o engajamento, é uma opção, assim como utilizar os canais digitais para divulgar ofertas e atrair mais clientes para a loja.
Um marketing bem executado aumenta as vendas e fortalece a marca do supermercado, criando uma vantagem competitiva no mercado.
Inclusive, nesse quesito, a Solidcon também pode auxiliar por meio do ERP SMart, que permite criar promoções relâmpago, combinadas, encartes e até mesmo integrar as promoções da loja com promoções realizadas pela indústria.
Confira: Software de vendas para supermercado
5. Utilize estratégia eficaz para compensação de margem
O sistema SMart da Solidcon possui uma ferramenta chamada Promoção de Referência, que permite identificar as vendas correlacionadas para fazer uma compensação de margem, principalmente quando o produto é vendido no valor promocional.
Sendo assim, sempre é possível otimizar a margem de lucro de um supermercado para garantir maior sustentabilidade e crescimento ao negócio, lembrando que a margem ideal depende das características de cada negócio e deve ser ajustada analisando a gestão financeira da empresa.
Navegue pelo site da Solidcon e conheça mais detalhes sobre as soluções oferecidas ao seu supermercado!
Confira também: PDV para supermercado | Coletor wms