Quando pensamos na gestão de um supermercado, o modelo de compras centralizadas surge como um tema essencial. Isso porque esse processo de compras atua na organização e na eficiência operacional de uma rede.
Ao concentrar as aquisições em um único setor, é possível otimizar recursos, garantir melhores negociações com fornecedores e ter muitas outras vantagens que só são possíveis com a implementação desse modelo.
Neste artigo, exploraremos a importância estratégica das compras centralizadas, mostraremos como ela funciona, bem como destacaremos alguns dos principais benefícios que essa prática tem a oferecer, para que você compreenda que ela tem relação direta com o sucesso de um negócio varejista.
Acompanhe e entenda!
O que são compras centralizadas?
As compras centralizadas referem-se a um modelo de gestão em que todas as aquisições de um supermercado são realizadas por um único setor ou departamento especializado.
Esse setor é responsável por negociar com fornecedores, definir políticas de compra, gerenciar estoques e garantir o abastecimento das lojas.
Assim, o grande diferencial desse modelo é que as compras não são feitas individualmente, ou seja, por cada loja, mas, sim, de forma unificada, levando em consideração as necessidades de toda a rede de supermercados.
Como as compras centralizadas funcionam?
Para ser eficiente, o processo deve funcionar de acordo com alguns padrões previamente definidos. Nesse sentido, uma das questões mais importantes é que o setor responsável pela centralização deve adotar um bom sistema de gestão de estoque, com acesso a todas as unidades da rede de supermercados.
Assim, é fundamental que o sistema de gestão de estoque seja integrado, permitindo o controle em tempo real de todas as unidades, sendo possível evitar problemas como falta de produtos nas prateleiras ou excesso de mercadorias em determinadas lojas.
Essa integração facilita a tomada de decisão, possibilitando ajustes rápidos conforme a demanda e otimizando a gestão logística da empresa. Consequentemente, a eficiência operacional é garantida, proporcionando uma experiência satisfatória para os clientes.
Além disso, é preciso entender as sazonalidades e especificidades que cada região possui para efetuar as compras. Para isso, deve-se manter uma comunicação clara com o responsável de cada unidade para verificar esses detalhes.
Tendo ciência das demandas pontuais de cada unidade, o setor de centralização de compras parte para a fase de negociação com fornecedores, consolidando todos os pedidos em um único, aproveitando economias de escala.
Por fim, os itens são recebidos em um centro de distribuição da rede e passam por um processo de separação e distribuição para cada loja. Porém, alguns itens podem ser excluídos dessa centralização, e a compra pode ficar a cargo dos gestores de cada unidade, como itens de hortifrúti, leite e pães.
Essa descentralização de alguns tipos de itens permite uma maior autonomia para os gestores das unidades, que podem adaptar as compras segundo as especificidades de cada local e garantir o frescor e qualidade de produtos perecíveis.
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Quais são as vantagens das compras centralizadas?
A centralização das compras possibilita uma série de vantagens que outros modelos de gestão não conseguem atingir. Conheça, abaixo, algumas:
Mais eficiência
As compras centralizadas permitem uma gestão mais eficiente dos processos de aquisição de produtos para toda a rede de supermercados.
Ao concentrar as compras em um único setor especializado, é possível otimizar o fluxo de trabalho e eliminar redundâncias. Isso resulta em maior agilidade e produtividade, uma vez que as atividades são realizadas de forma padronizada e coordenada, evitando duplicação e desperdícios.
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Otimização de processos
Outro benefício é o fato de processos relacionados à aquisição de mercadorias serem aprimorados e otimizados. Isso inclui desde a previsão de demanda até a negociação com fornecedores, passando pelo gerenciamento de estoques e distribuição para as lojas.
Essa abordagem centralizada viabiliza a implementação de melhores práticas, padronização de procedimentos e o monitoramento constante dos processos, proporcionando qualidade operacional.
Economia financeira e de tempo
Ao consolidar as compras de toda a rede em um único pedido, melhores condições de preço e descontos podem ser obtidos com os fornecedores, graças ao poder de barganha e à economia de escala.
Além disso, a centralização reduz os custos administrativos e logísticos, pois elimina a necessidade de cada loja realizar suas próprias compras. Consequentemente, há uma economia significativa de recursos financeiros e de tempo.
Maior controle e padronização dos produtos
Mais um ponto muito positivo é a possibilidade de exercer um controle mais rigoroso sobre os produtos adquiridos e a padronização em todas as lojas da rede.
Esse diferencial garante uma experiência consistente para os clientes, independentemente da unidade que visitem. Ademais, facilita o gerenciamento de estoques, a rotatividade de produtos e a implementação de estratégias de marketing e promoções em toda a rede.
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Use o ERP SMart na centralização de compras
Ao longo do conteúdo, destacamos como é importante que o setor responsável pelas compras centralizadas tenha um sistema de acesso ao estoque de todas as unidades da rede do supermercado.
Diante disso, o ERP SMart é uma solução completa de gestão, que, além de muitas outras funcionalidades, fornece meios para que o setor responsável pela aquisição de produtos consiga executar esse modelo de gestão de compras com eficiência.
O software da Solidcon integra todas as filiais e reúne as informações em uma única base de dados, facilitando o acesso aos níveis de estoque de todas as unidades e permitindo que o setor responsável pela compra centralizada tenha todas as informações.
E mais, esse sistema também facilita a gestão do recebimento e distribuição das mercadorias, pois conta com sistema de gestão de armazém e possibilita a conferência cega, para garantir que as mercadorias entregues pelos fornecedores estejam compatíveis com as notas fiscais e os pedidos.
Portanto, conte com o ERP SMart da Solidcon e implemente o modelo de compras centralizadas na sua rede de supermercados com maior praticidade e organização. Fale conosco e saiba mais detalhes!
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