Logo Solidcon

Por que buscar um sistema em nuvem para o seu supermercado?

Homem de camisa azul em frente a um notebook e um símbolo digital de nuvem sobre o notebook representando um sistema em nuvem.

Você já se perguntou como um sistema em nuvem pode transformar a gestão do seu supermercado? Com o avanço tecnológico, as soluções baseadas em nuvem estão cada vez mais se tornando uma necessidade para negócios que buscam eficiência e segurança.

Já pensou se o sistema do seu negócio sofre uma pane e você perde todos os dados armazenados? Ou se os equipamentos físicos são afetados por um vírus, impedindo o acesso à gestão de diversos setores do supermercado? 

Como dar conta de toda a demanda que um empreendimento desse tipo possui, sem o sistema? Bom, com um sistema em nuvem você fica protegido contra esses cenários, e ainda garante uma série de outras vantagens.

Por isso, entender como funciona um sistema em nuvem é crucial para qualquer gestor que deseja manter seu supermercado competitivo e sua equipe com o que há de melhor no universo tecnológico.

Acompanhe a seguir e entenda melhor o que é um sistema em nuvem, como ele funciona e quais são os principais benefícios que ele oferece. Aproveite e confira também onde encontrar o seu para levar seu supermercado a outro patamar de gestão e operação!

O que é um sistema em nuvem?

Um sistema em nuvem representa uma revolução na maneira como acessamos e utilizamos recursos tecnológicos. De forma simplificada, é um modelo que permite o acesso onipresente e conveniente a um software. Ou seja, por ser em nuvem, os usuários podem acessar serviços e dados de qualquer lugar do mundo, desde que tenham conexão com a internet.

Além disso, a estrutura elástica do sistema em nuvem permite que ele se ajuste automaticamente à demanda, aumentando ou diminuindo recursos conforme necessário, garantindo assim eficiência e flexibilidade.

Como funciona um sistema em nuvem?

Basicamente, um sistema em nuvem tem as mesmas funcionalidades que um software que demanda uma infraestrutura física completa para o funcionamento. Porém, uma das grandes diferenças é que ao invés de ter apenas o sistema instalado na máquina, o usuário poderá acessar o sistema via browser.

Sendo assim, o sistema opera por meio de hospedagem em serviços de nuvem pública ou privada, e a empresa não precisa se preocupar com a gestão e manutenção do servidor, pois tudo é feito por uma organização terceirizada.

Isto é, a empresa que contrata um sistema em nuvem só precisa utilizá-lo e aproveitar todos os benefícios e funcionalidades que ele oferece, sem ter o ônus, por exemplo, de altos custos na instalação do software e de manutenção do servidor físico.

As vantagens de buscar um sistema em nuvem para o seu supermercado

Maior eficiência

Um sistema em nuvem para supermercados permite uma gestão mais eficiente, facilitando o acesso e o compartilhamento de informações entre departamentos. Isso agiliza processos como controle de estoque, vendas e compras, proporcionando uma operação mais suave e eficaz.

Alta mobilidade

Com um sistema em nuvem, os gestores e gerentes do supermercado podem acessar as informações necessárias de qualquer lugar, a qualquer momento. Isso possibilita a realização de tarefas e tomada de decisões mesmo fora do ambiente do supermercado, aumentando a flexibilidade operacional.

Agilidade

A capacidade de processamento e armazenamento na nuvem permite que as operações do supermercado sejam mais ágeis. As atualizações e manutenções são realizadas de forma rápida e transparente, garantindo que o sistema esteja sempre operando com alto desempenho.

Segurança

Os sistemas em nuvem oferecem níveis avançados de segurança de dados, protegendo as informações do supermercado e de clientes contra perdas, roubo ou acessos não autorizados. Além disso, as soluções em nuvem geralmente incluem backups automáticos, garantindo a preservação das informações em caso de falhas nos sistemas locais.

Redução de custos

Ao adotar um sistema em nuvem, o supermercado pode reduzir custos com infraestrutura de TI, como servidores e espaço físico para armazenamento de dados. Além disso, os custos de manutenção e atualização de software também podem ser reduzidos, contribuindo para uma gestão mais econômica e eficiente.

Produtividade

Além de todos os benefícios já mencionados, um sistema em nuvem melhora a produtividade das equipes ao permitir o acesso rápido e fácil aos dados e recursos necessários, independentemente da localização ou dispositivo utilizado.

Isso significa que os funcionários podem realizar suas tarefas de forma mais eficiente, compartilhar informações com facilidade e colaborar em tempo real, resultando em uma operação mais ágil e produtiva.

Além disso, a redução dos custos com infraestrutura e manutenção de software libera recursos que podem ser direcionados para iniciativas que impulsionam a inovação e a melhoria contínua do supermercado, contribuindo ainda mais para a produtividade geral da equipe.

Conte com a Solidcon

A Solidcon se destaca no mercado ao oferecer soluções de sistema ERP em nuvem que são não apenas seguras e confiáveis, mas também adaptáveis às necessidades específicas de cada empresa.

Os módulos do ERP SMart da Solidcon podem ser gerenciados em nuvem, o que proporciona amplo acesso e diversas facilidades ao seu cotidiano.

E mais, esse tipo de sistema é ideal para reduzir custos de infraestrutura de comunicação na abertura de novas filiais, pois você consegue viabilizar a comunicação entre as lojas por meio do mesmo sistema em nuvem.

Outro ponto importante é que o modelo de hospedagem do nosso sistema foi projetado cuidadosamente para atender às exigências da LGPD, Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais. Ou seja, você não precisa ter preocupação em buscar formas de garantir a integridade e a segurança dos dados dos seus clientes e funcionários.

Ao escolher a Solidcon como seu parceiro de tecnologia, você pode garantir uma transição eficiente para o sistema em nuvem, e também, um suporte contínuo e humanizado.Acesse nosso site hoje mesmo e saiba mais detalhes sobre o nosso sistema de gestão em nuvem para supermercado!

Conheça o aplicativo operacional Coletor Solidcon e suas funcionalidades!