Logo Solidcon

Controle de validades: entenda a importância e os desafios

Gestor de supermercado sorrindo entre gôndolas com produtos dentro da validade após aprimorar o controle de validades.

O controle de validades é um dos maiores desafios enfrentados por supermercados. Uma gestão ineficaz pode resultar em perdas significativas, com produtos expirando nas prateleiras antes mesmo de serem vendidos. Este cenário não apenas afeta a rentabilidade, mas também a credibilidade do estabelecimento perante os consumidores.

A importância de um controle de validade eficiente dos produtos não pode ser subestimada, pois é crucial para minimizar desperdícios e maximizar a satisfação do cliente.

Neste artigo, exploraremos melhor os desafios que esse tipo de gestão acarreta aos supermercados, falaremos sobre sua importância e traremos dicas de como otimizar o controle de validades em sua operação, reduzindo custos e elevando a confiança do consumidor em sua marca.

Acompanhe e entenda!

Desafios do controle de validades

O controle de validades é uma tarefa crítica na gestão de estoques, especialmente para supermercados, que lidam com produtos perecíveis ou com prazo de validade determinado.

Nesse sentido, para exemplificar, quase 40% das mercadorias de um supermercado acabam indo para o descarte por questões de prazos de validade expirados, segundo dados da ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados). Ou seja, esse é um desafio constante no setor.

Dentro disso, algumas questões acabam contribuindo diretamente para esse volume expressivo de perdas, como:

  • Falhas ou informações incompletas e imprecisas no sistema de estoque e gestão;
  • Ausência de visibilidade de dados na gestão do estoque;
  • Tempo perdido com preenchimento manual de burocracias;
  • Problemas de comunicação entre diferentes setores;
  • Dificuldade na implementação de processos eficientes.

Com essas informações iniciais já fica clara a necessidade de todo supermercado contar com sistemas especializados que auxiliem nesse processo. Porém, mais adiante abordarem isso melhor.

Importância da gestão do controle de validades

Uma das principais premissas de um supermercado é comercializar alimentos seguros. Isto quer dizer que a segurança passa pelo controle de validade dos produtos, de modo que itens fora da validade não podem ser vendidos.

Inclusive, conforme a lei 8.137/90, é possível que o estabelecimento seja multado e receba uma autuação do Procon caso venda produtos fora da validade aos consumidores.

Aqui, além de perdas financeiras decorrentes de multa, o supermercado ainda corre o grave risco de prejudicar sua credibilidade junto ao público.

Dessa forma, a gestão eficiente do controle de validade é fundamental, uma vez que ela tem a capacidade de reduzir os desperdícios que acontecem quando os produtos precisam ser tirados da prateleira e do estoque, bem como é crucial para evitar que itens vencidos sejam expostos ao consumidor.

Como fazer um controle de validade de produtos eficaz?

Estabelecer regras com os fornecedores

Para garantir um controle de validade eficaz, é essencial estabelecer regras claras com os fornecedores. Isso inclui acordos sobre a entrega de produtos com prazos de validade adequados.

Uma dica é somente receber produtos que tenham, ao menos, um terço do período restante de validade. Assim, você garante uma margem mais segura para conseguir dar vazão os itens antes que eles passem do prazo máximo.

Estabelecer métodos de controle de armazenagem

Outra dica importante é estabelecer os métodos utilizados no controle de armazenagem. Como exemplo, a gestão pode ser feita conforme o lote, facilitando o controle de validade.

A partir disso, é possível ter uma melhor administração dos produtos que possuem prioridade no abastecimento das prateleiras, simplificando a atuação dos repositores e conferentes.

Fazer checagens frequentes nas prateleiras e estoque

Realizar checagens regulares nas prateleiras e no estoque é uma prática essencial para manter o controle de validade dos produtos.

Isso inclui a verificação diária das datas de validade dos produtos expostos nas prateleiras, bem como a realização de inventários periódicos para identificar e descartar produtos vencidos. Além disso, é importante treinar a equipe para estar atenta a qualquer sinal de deterioração ou vencimento dos produtos.

Para ajudar nas checagens, existem algumas regras básicas que podem ser seguidas, como a regra PVPS (Primeiro que Vence é o Primeiro que Sai) ou FIFO (First In First Out).

Tenha ajuda tecnológica

A rotina de um varejo não é fácil. Por isso, utilizar a tecnologia a seu favor é indispensável para o controle de validade de produtos.

Opte sempre por utilizar sistemas especializados de gestão para facilitar o gerenciamento do estoque e o controle de validade.

A Solidcon pode te ajudar

A Solidcon tem tudo o que você precisa para otimizar e aprimorar a gestão do seu supermercado, especialmente quando se trata do controle de validade dos produtos.

No nosso aplicativo Coletor Solidcon, o recebimento de mercadorias na loja poderá ser realizado através da conferência cega. Dessa forma, o conferente deverá informar as quantidades e validades dos itens, possibilitando posteriormente realizar análises de relatórios dos produtos que estão perto de vencer. 

Além disso, o aplicativo Coletor Solidcon permite realizar a Gestão de Validade. Essa funcionalidade permite a coleta de produtos com a data perto do vencimento. Assim, no módulo comercial do nosso ERP Smart, você consegue importar a lista diretamente na tela de gestão de validade, possibilitando a criação de estratégias de venda, como criar promoções relâmpagos automaticamente e acompanhar rebaixas de preços.

A promoção relâmpago é uma funcionalidade do ERP Smart Solidcon, que possibilita a criação de um código com um valor diferenciado para os produtos que estão perto de vencer, sem que seja necessário remover os produtos das prateleiras e sem comprometer o controle de estoque.

O software também permite fazer o controle de validade por rotação, calculando a quantidade dos produtos no estoque com a sua rotação para identificar se os produtos que estão chegando na loja serão vendidos ou não, devido a sua validade.  

Temos também como parametrizar para o PDV não vender produtos pesados vencidos, desde que a balança seja configurada para impressão do código de barras que consta a informação da validade do produto, evitando que o estabelecimento seja multado.

Em Central de Distribuição, nosso sistema de WMS é totalmente voltado ao controle de validade. O reabastecimento das mercadorias dos endereços aéreos para o endereço do pega, prioriza os paletes que estão mais próximos do vencimento, assim como a separação de paletes inteiros para a distribuição para as lojas.

Inclusive, temos vários cases de sucesso em que nossos clientes conseguiram reduzir significativamente a quantidade de produtos e materiais desperdiçados, utilizando os sistemas Solidcon.

Portanto, diante da importância crucial do controle de validades nos supermercados, garante máxima eficiência operacional para a sua empresa e adote as soluções da Solidcon.

Compreendemos que uma administração efetiva do controle de validades transcende a mera organização interna, ela reflete diretamente na satisfação e confiança dos consumidores em sua marca.

Por meio da implementação das estratégias abordadas, seu supermercado pode reduzir drasticamente as perdas por produtos expirados, otimizando custos e consolidando uma imagem positiva junto ao público.

Entre em contato conosco e conheça mais detalhes sobre como o App Coletor Solidcon atende suas necessidades de gerenciamento de controle de validade! Acesse nosso site e fale com um dos nossos consultores!