Logo Solidcon

O que é e por que realizar a conferência cega no seu supermercado?

Homem branco de uniforme azul realizando a conferência cega de itens que chegaram ao estoque do supermercado

Você já se perguntou se a quantidade de itens no seu supermercado corresponde exatamente ao que está registrado no sistema? E as mercadorias que entram são exatamente as que foram pedidas aos fornecedores? A conferência cega surge como uma estratégia eficaz para garantir essa precisão.

Este método, embora não amplamente conhecido, desempenha um papel crucial na gestão das mercadorias que chegam à empresa, minimizando discrepâncias e potencializando a eficiência operacional.

Entender a importância da conferência cega e como aplicá-la pode transformar a maneira como você controla o estoque do seu supermercado e o recebimento de mercadorias.

Assim, por meio deste artigo, vamos desvendar o conceito de conferência cega, destacando sua relevância e funcionamento, bem como apresentaremos um sistema especializado que ajudará você nessa tarefa!

Confira a seguir!

O que é conferência cega?

A conferência cega é uma estratégia de gestão de estoque muito eficaz. Ela pode ser vista como uma conferência quantitativa, pois envolve a verificação dos produtos que chegam até seu supermercado com o que está presente na nota fiscal emitida pelo fornecedor. Assim, um dos principais objetivos é evitar que ocorram divergências entre o que você compra e o que realmente você recebe.

Porém, o grande diferencial desse tipo de conferência é que quem a faz não tem conhecimento prévio das informações contidas na NF, como quantidade e tipos de mercadorias, o que aumenta a precisão da verificação dos itens.

Dessa forma, este processo ajuda a identificar diferenças significativas entre a nota fiscal emitida e o que foi realmente entregue, bem como evita divergências entre o estoque físico e os registros no sistema de gestão.

E como funciona? Os pedidos são lançados no sistema e através do manifesto é possível fazer a conferência da nota com o que foi pedido, antes de chegar a mercadoria. Dessa forma, o supermercado consegue resolver as divergências antecipadamente. Quando a mercadoria chega fisicamente, libera-se a conferência cega para ser realizada pelo funcionário responsável pelo recebimento. 

Como otimizar a conferência cega?

Para otimizar esse processo e fazer com que a conferência cega seja feita de forma mais eficiente, precisa e rápida, o profissional deve contar com auxílio de sistemas tecnológicos desenvolvidos para esse tipo de demanda, como o Coletor Solidcon e o ERP SMart.

Nesse sentido, o sistema ERP SMart inicia fazendo uma conferência entre as notas emitidas em nome do supermercado e os pedidos realizados. Esse processo é feito por meio de automação, sem necessidade de um funcionário checar nota por nota.

Se as notas forem 100% condizentes com os pedidos, elas são lançadas automaticamente pelo sistema, o que é um grande diferencial desse software. Porém, se houver alguma divergência, o sistema envia uma notificação por e-mail para os responsáveis, para que eles tenham ciência e possam tomar as medidas necessárias.

Em seguida, para garantir a precisão do processo, o conferente (funcionário que recebe a mercadoria) faz uma avaliação de toda a carga do pedido entregue, analisando os detalhes como quantidade, embalagem e data de validade de cada mercadoria. Relembrando que, até esse momento, ele não sabe das quantidades e números presentes na nota para que a avaliação não seja comprometida.

Para otimizar esse processo, o conferente registra cada item e seus respectivos detalhes por meio do Coletor Solidcon, reunindo todas as informações coletadas no sistema.

Ao final, se o sistema indicar divergência em alguma nota, o conferente faz uma recontagem. Se o resultado for o mesmo, o supermercado pode notificar o fornecedor e indicar o erro na entrega dos produtos, evitando prejuízos.

Principais vantagens da conferência cega

Entre as vantagens que esse método oferece, estão:

  • Maior eficiência na checagem entre os itens pedidos e recebidos;
  • Exatidão entre o estoque físico e o estoque do sistema;
  • Redução de riscos de erros na conferência de entrada das mercadorias;
  • Redução das chances de atos de má fé do conferente e do fornecedor;
  • Maior controle do estoque;
  • Evita itens registrados em duplicidade, graças ao coletor da Solidcon;
  • Aumento da produtividade da equipe em razão do uso do sistema.

Ou seja, são diversas vantagens que você pode aproveitar com o uso do ERP SMart e o aplicativo Coletor Solidcon para efetuar a conferência cega.

Assim, ao longo deste artigo, exploramos a conferência cega como uma metodologia inovadora e estratégica para aprimorar a gestão de estoques em supermercados. Apresentamos este conceito extremamente eficaz na minimização entre o inventário físico e os registros no sistema.

Além disso, discutimos não apenas o que é esse tipo de conferência e sua finalidade, mas também detalhamos seu funcionamento, as principais vantagens e trouxemos dicas sobre como otimizá-la. Afinal, tudo se torna ainda mais eficiente graças à automação tecnológica.

A implementação da conferência cega em seu estabelecimento não apenas promete um recebimento de mercadorias preciso e eficiente, mas também fortalece a confiança dos seus clientes ao garantir que os produtos desejados estejam disponíveis quando necessários.

Lembre-se: este processo contribui significativamente para reduzir perdas financeiras associadas a erros de contagem ou gestão inadequada do inventário.

Chega de perder o tempo da sua equipe com conferências de nota fiscal, uma a uma, e com métodos falhos de recebimento de produtos no estoque.

Visite agora mesmo o site da Solidcon, conheça nosso coletor e confira todas as funcionalidades do ERP SMart. Nós te ajudamos a ter total controle sobre a conferência de mercadoria!

Confira mais sobre o aplicativo de auditoria de loja!