Logo Solidcon

Os benefícios do coletor de dados para supermercado

Homem branco com EPIs usando coletor de dados para supermercado em um estoque.

Você já se perguntou como os supermercados fazem a gestão do depósito e como realizam inventários rotativos ou geral na loja? A resposta é simples: com o uso de coletores de dados.

Essas ferramentas tecnológicas são cruciais para as operações diárias de supermercados, não só simplificam a gestão de estoques como também otimizam as operações da loja, como, por exemplo, recebimento de mercadorias e identificação de perdas e avarias.

Mas, quais são os reais benefícios do uso do coletor de dados para supermercado? E por que esse tipo de dispositivo é tão importante?

A partir de agora, vamos abordar essas e outras questões envolvendo os coletores de dados para demonstrar como esse equipamento é indispensável para as operações e gestão de um supermercado!

O que é um coletor de dados para supermercado?

O coletor de dados é um dispositivo portátil que, entre muitos outros recursos, coleta informações sobre as mercadorias e as envia para um sistema especializado utilizado para a gestão e o controle de estoque e operações do supermercado.

Por meio desse dispositivo, por exemplo, é possível ter muito mais praticidade no recebimento de mercadorias, contagem de itens e nas movimentações internas dos produtos na loja.

Além disso, esse tipo de sistema é muito versátil, oferecendo vantagens e facilidades que vão muito além do estoque, como será abordado ao longo do conteúdo.

Conheça 5 benefícios 

Entre os benefícios do coletor de dados para supermercado, alguns dos mais importantes são:

Otimização na logística de recebimento de mercadorias

Um dos principais benefícios é que com o coletor de dados, a logística de recebimento de mercadorias se torna muito mais prática e eficiente. Afinal, ele otimiza todo o processo, substituindo métodos que antes eram feitos manualmente ou com sistemas precarizados e que demandavam um tempo muito maior dos funcionários.

Redução de erros humanos

Sem o auxílio de um dispositivo tecnológico como o leitor de dados, além de o controle de mercadorias ser feito de forma mais custosa e demorada, deixa o processo muito mais suscetível a erros. Afinal, por mais competente que seja a equipe, as ações humanas muitas vezes podem ter falhas.

Sendo assim, esse dispositivo contribui para que o estoque tenha uma gestão muito mais precisa, evitando erros de duplicidade, recebimentos de itens errados e troca de informações, por exemplo.

Eficiência no inventário

Outro grande benefício é a eficiência que esse recurso oferece no processo de inventário do estoque. Com ele, os funcionários ganham mobilidade, pois conseguem identificar os produtos através da leitura do código de barras (EAN), informando as quantidades que foram encontradas de cada item, sem que seja necessário removê-los da gôndola.

Esse nível de eficiência é essencial em qualquer varejo, mas é ainda mais necessário em supermercados de grande porte, onde o fluxo de mercadorias é muito alto, exigindo maior organização e agilidade para que tudo sempre esteja acompanhando o ritmo acelerado do setor.

Gerenciamento facilitado

Com a coleta de dados dos itens que foram avariados ou perdidos, o sistema de gestão fica sempre atualizado, o que é fundamental para que o gestor tenha acesso facilitado às informações, e em tempo real, direcionando a tomada de decisão.

Melhor produtividade

Por fim, outro grande benefício é o aumento da produtividade da equipe que trabalha no setor. Isso porque, graças à praticidade do leitor de dados, os funcionários conseguem manter um ritmo de trabalho muito maior, tendo uma rotina mais facilitada e avançando nas atividades de forma mais satisfatória para atingir as metas do negócio.

Qual o custo de um coletor de dados?

Após todas essas informações, você já sabe como esse dispositivo é importante para o seu supermercado. Porém, pode estar se perguntando qual o custo desse tipo de equipamento.

Nesse sentido, é preciso ter em mente que cada modelo tem um custo diferente, o que vai depender dos recursos e funcionalidades de cada um.

No entanto, mais importante do que avaliar os custos, é olhar para a aquisição desse dispositivo como um investimento, e não como um gasto.

Afinal, com tantos benefícios e com tamanha capacidade de otimizar o tempo para realizar a operação e a gestão de estoque do seu supermercado, o retorno é imediato e incalculável.

Saiba mais sobre o checklist de atividades Solidcon

Conte com o Coletor Solidcon

O aplicativo Coletor Solidcon é uma ferramenta em Android que pode ser utilizada em coletor ou até mesmo em um celular. Com ele, seu supermercado obtém todos os benefícios mencionados até aqui, e muitos outros, como a simplificação da conferência cega, que é tão importante para o controle das mercadorias recebidas.

Com o módulo WMS Solidcon, o uso do coletor é indispensável para dar agilidade e mobilidade nas tarefas realizadas no centro de distribuição. O aplicativo é utilizado para a execução das operações, com convocação ativa, em que os usuários recebem no coletor ou no celular a tarefa que precisa ser realizada. Por exemplo: recebimento de mercadoria, armazenamento, separação, reabastecimento, expedição e carregamento dos caminhões.

Além disso, nosso aplicativo coletor conta com diversos módulos, como o Módulo Loja, que possui funcionalidades de inventários rotativos e gerais, solicitação de etiquetas de preços, pesquisa de concorrência e até mesmo solicitação de mercadorias.

E mais, no Módulo Dorsal (frente de loja), o aplicativo Coletor dispõe do recurso “papa-filas”. Com esse recurso, um funcionário consegue abordar os clientes na fila para fazer a coleta dos produtos e colocá-los em uma sacola lacrada. No mesmo momento, um número de pedido é gerado e o cliente só precisa informá-lo no caixa para realizar o pagamento, simplificando e tornando o processo de pagamento muito mais rápido.

Essa é uma abordagem inovadora que você encontra no Coletor Solidcon, e que é uma ótima solução para tornar a experiência de compra dos clientes cada vez melhor. Afinal, um dos problemas que mais impactam na experiência de compra é justamente uma longa fila de espera.

Sendo assim, seja para organizar e otimizar o setor de estoque, inventário, checkout e muitos outros, adotar o aplicativo Coletor Solidcon é uma escolha estratégica para o sucesso contínuo de um supermercado! Não perca tempo e acesse agora mesmo nosso site para tirar todas as suas dúvidas e conhecer mais sobre o nosso coletor de dados!

Conheça o Checklist operacional supermercado Solidcon

Saiba mais sobre a loja virtual para supermercados Solidcon